MOPYRÔ

Mopyrô, quer dizer, fazer base para algo em tupi; fazer base para algo, significa criar condições para que algo se construa a partir de. Nesse espaço da programação entram s oficinas de capacitação  que são espaços de formação de multiplicadores, os Intercâmbios livres e o Encontro do Observatório de Pesquisa – poder, cultura e conteporaneidade. Ou seja, é uma base de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades já existentes, que serão aprofundados, para que se possa utilizar essas habilidades em práticas educativas nas escolas, coletivos e comunidades.

O projeto Mopyrô compõe o Festival “24h de Cultura na UFMT” e tem como público alvo os professores da rede pública, estudantes de graduação e artistas que já tem conhecimento nos segmentos das oficinas. Os trabalhos serão ministrados por coletivos e/ou profissionais nas áreas específicas.

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

As oficinas são em arte-educação abordando temas transversais de direitos humanos, cidadania e meio ambiente. São ao todo 7 oficinas de capacitação: Produção de vídeo documentário; Circo – teatro; Fabricação de Brinquedos; Mídias alternativas; Cultura Popular – Capoeira; Contadores de história; Fabricação de instrumentos musicais alternativos. A “arte” torna-se ferramenta de aprendizado e de ensino para resgatar a possibilidade de uma educação estratégica para construção de espaços de produção cultural e artística.

As oficinas serão realizadas no período de 06 a 10 de outubro de 2008 com 16h de carga horária e acontecerão na Universidade Federal de Mato Grosso, com quatro horas diárias, sendo que no dia 10 será a mostra da produção e aprendizado de cada oficina de capacitação.

*Inscreva-se para as oficinas de capacitação AQUI!


1º CIRCUITO DE DEBATES EM PODER, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE

O Observatório realiza seu primeiro encontro científico dentro da programação do 24h de Cultura. O grupo formado por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMT busca novos olhares sobre a contemporaneidade fugindo das tradições, do mitos e dos heróis. Os debates e palestras acontecem no Auditório 2 do IE de 6 a 9 de outubro. Para ver a programação completa clique aqui.

*Inscreva-se para participar  AQUI!

3º SEMINÁRIO LOCAL DO CONEXÕES DE SABERES

O Conexões de Saberes trouxe a terceira edição de seu seminário local para a programação do 24h. Focado em discutir as políticas de ações afirmativas da UFMT, o encontro tem debates e cirandas faladas que tratam de acesso, permanência e diálogos da universidade com as comunidades populares. Programação completa em breve.

*Inscreva-se para participar  AQUI!

INTERCÂMBIOS

Intercâmbio é o espaço para a reunião, ciranda falada, dinâmicas de trocas de saberes de segmentos artísticos, movimentos estudantis e sociais, coletivos autônomos. A inscrição de atividades é livre e visa a formação de novas redes.

*Inscreva sua atividade nos Intercâmbios AQUI!